O que é Kizomba em quinta 24 dezembro 2015 Categoria - COREOGRAFIA A Kizomba, enquanto dança, é uma evolução da umbigada da Massemba, em que os casais se abraçam para acompanhar o compasso das músicas mais lentas e cadenciadas. Com a modernização e o contacto dos angolanos com a cultura portuguesa e o exterior, sobretudo os viajados marítimos angolanos que traziam discos de música estrangeira, nos anos cinquenta, a sociedade luandense tornou-se permeável à absorção dos ritmos vindos de fora: G.V., tango, merengue e baladas da Música Popular Brasileira, responsáveis pela aproximação dos casais na dança, dando origem às famosas passadas, que teve grandes expoentes: Mateus Pelé do Zangado, João Cometa, Joana Pernambuco, Adão Simão, entre outros exímios dançarinos. Com o encerramento das principais gravadoras, depois da independência de Angola, em 1975, o “zouk” acabou por dominar as festas (kizomba), e parte substancial das emissões musicais das estações radiofónicas de Luanda.Encontro rítmico do semba com o zouk, o género kizomba acabou por dominar o gosto dos jovens, nos anos oitenta. Embora tributário das técnicas de construção textual de Paulo Flores e dos préstimos, a nível dos sintetizadores, de Ruca Van-Dúnem, Eduardo Paím é considerado um dos fundadores do género kizomba. Não se deixa aqui de referir que os projectos musicais Kijila I, II e III, resultantes do reencontro de Eduardo Paim, em Portugal, com Ruca Van-Dúnem , Ricardo Abreu e Luandino, podem ser considerados um marco importante na formação da estrutura rítmica do género kizomba. FONTE KIZOMBANATION Tags Relacionadas
O que é Kizomba em quinta 24 dezembro 2015 Categoria - COREOGRAFIA A Kizomba, enquanto dança, é uma evolução da umbigada da Massemba, em que os casais se abraçam para acompanhar o compasso das músicas mais lentas e cadenciadas. Com a modernização e o contacto dos angolanos com a cultura portuguesa e o exterior, sobretudo os viajados marítimos angolanos que traziam discos de música estrangeira, nos anos cinquenta, a sociedade luandense tornou-se permeável à absorção dos ritmos vindos de fora: G.V., tango, merengue e baladas da Música Popular Brasileira, responsáveis pela aproximação dos casais na dança, dando origem às famosas passadas, que teve grandes expoentes: Mateus Pelé do Zangado, João Cometa, Joana Pernambuco, Adão Simão, entre outros exímios dançarinos. Com o encerramento das principais gravadoras, depois da independência de Angola, em 1975, o “zouk” acabou por dominar as festas (kizomba), e parte substancial das emissões musicais das estações radiofónicas de Luanda.Encontro rítmico do semba com o zouk, o género kizomba acabou por dominar o gosto dos jovens, nos anos oitenta. Embora tributário das técnicas de construção textual de Paulo Flores e dos préstimos, a nível dos sintetizadores, de Ruca Van-Dúnem, Eduardo Paím é considerado um dos fundadores do género kizomba. Não se deixa aqui de referir que os projectos musicais Kijila I, II e III, resultantes do reencontro de Eduardo Paim, em Portugal, com Ruca Van-Dúnem , Ricardo Abreu e Luandino, podem ser considerados um marco importante na formação da estrutura rítmica do género kizomba. FONTE KIZOMBANATION Tags Relacionadas