Ministério Público entrou com uma ação contra o prefeito de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, Wagner dos Santos Carneiro, por nepotismo. A reclamação foi protocolada na tarde de segunda-feira (6), no Supremo Tribunal Federal (STF), após ele ter nomeado a irmã e a mulher para secretarias municipais.
A primeira-dama, Daniela Carneiro é secretária de Assistência e Cidadania. A irmã, Fabiano dos Santo Carneiro comanda a Secretaria de Proteção dos Animais, pasta criada na gestão de Wagner. Agora, o STF vai criar uma comissão de análise e nomear um relator para julgar o caso.
Desde o início da atual gestão, em janeiro, foram instaurados 69 inquéritos civis relacionados a Belford Roxo. Esses inquéritos são relatos de cidadãos recebidos por meio da Ouvidoria do Ministério Público, documentos enviados por vereadores ou mesmo através de atos do município registrados no Diário Oficial. Entre as denúncias estão a demolição do pórtico da cidade, a pintura dos postos de saúde de laranja e da declaração de calamidade financeira.