This is America', de Childish Gambino, gera debate nas redes sociais sobre posse de armas e violência contra negros

Videoclipe mostra rapper sorrindo, dançando e disparando armas de fogo contra vítimas negras enquanto letra da música diz 'Isso é a América'.

Também conhecido como Childish Gambino, o ator, roteirista, diretor e rapper Donald Glover ("Han Solo: Uma história Star Wars") divulgou no sábado (5) o videoclipe de "This is America", seu primeiro single desde 2016.

As imagens são provocadoras e geraram um grande debate nas redes sociais sobre posse de armas e violência contra os negros. Veja o vídeo acima.

O clipe de "This is America" já soma mais de 23 milhões de visualizações no YouTube em menos de 48 horas.

O diretor do vídeo é o japonês Hiro Murai. Ele já trabalhou com Glover na série "Atlanta" e em outros quatro clipes. Nos últimos meses, Glover ganhou estatuetas do Grammy, Emmy e Globo de ouro.

Isso é a América

No vídeo, Childish Gambino aparece sem camisa em um grande galpão. O personagem do rapper sorri para a câmera e faz vários passos de dança. Mas também usa pistolas e metralhadoras para disparar contra vítimas negras no exato momento em que a letra da música diz "This is America" (Isso é a América, em tradução).

O clipe é satírico, brutalmente violento e cheio de simbologias americanas. E traz uma linguagem que se confunde com entretenimento, mas acaba criticando explícita e graficamente alguns dos valores defendidos atualmente nos EUA.

 

Desde que foi ao ar, fãs têm dissecado as referências de "This is America" à religião, política e cultura negra na música e na dança.

Algumas são claras. É o caso da cena em que Gambino atira contra um coral gospel em alusão ao massacre de uma comunidade negra em Charleston, na Carolina do Sul, em 2015.

Outras referências são mais discretas. Na imagem abaixo, o rapper é visto imitando os trejeitos de Jim Crow, caricatura da história americana que ilustra "o negro que pensa que é branco" e acabou virando um conjunto de leis que legitimava a segregação racial no século XIX.

Também há quem diga que o homem visto na cena inicial de "This is America" é o pai de Trayvon Martin, adolescente negro (e inocente) morto por um vigia na Flórida, em 2012.

O vídeo gerou elogios por parte de outros artistas, como Terry Crews, Erikah Badu e Janelle Monáe, e personalidades, como o piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton.

Fonte : https://g1.globo.com/pop-arte/musica/noticia/clipe-de-this-is-america-de-childish-gambino-gera-debate-nas-redes-sociais-sobre-posse-de-armas-e-violencia-contra-negros.ghtml

DROGARIA UBIRATAN