Uma advogada negra foi detida e algemada nesta segunda-feira, 10, durante uma audiência no 3˚Juizado Especial Criminal em Duque de Caxias

Advogada negra é algemada durante audiência em Duque de Caxias

A OAB-Rio repudiou o caso

Uma advogada negra foi detida e algemada nesta segunda-feira, 10, durante uma audiência no 3˚Juizado Especial Criminal em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, a defensora aparece requerendo à juíza leiga para que tivesse acesso à contestação de um processo de uma cliente.

Após dar por encerrada a audiência, sem analisar o pedido da advogada, a juíza ordena que ela se ausente da sala. A vítima teria avisado que não deixaria o local sem a presença de um representante da Ordem de Advogados do Brasil (OAB). Em seguida, a juíza informa que notificará a política para sua retirada.

 
 

“Estou indignada de vocês, como representantes do Estado, atropelarem a lei. Tenho o direito de ler a contestação e impugnar os pontos da contestação do réu. Isso está na lei! Não estou falando nada absurdo”, rebate a advogada, segundo as imagens.

“Não vou sair. Estou no meu direito. Estou trabalhando, não estou roubando. Eles estão preocupados com audiência e querem atropelar a lei… Que isso? Que país é esse? E depois vocês querem reclamar de políticos que roubam se vocês que são advogados não estão respeitando a lei”, completa ela.

Ao final, a defensora aparece sentada no chão da sala de audiências, algemada e cercada por policiais. Nesse momento, ela afirma diversas vezes que apenas quer exercer “o direito de trabalhar”. A bacharel foi levada para a 59ª DP (Caxias) e liberada após pedido da OAB-Rio, que repudiou o caso.

“Uma advogada da subseção de Duque de Caxias foi algemada em pleno exercício profissional! Nada justifica o tratamento dado à colega, que denota somente a crescente criminalização de nossa classe. Iremos atrás de todos os que perpetraram esse flagrante abuso de autoridade. Juntos somos fortes”, disse o presidente da comissão, Luciano Bandeira.

Fonte : https://catracalivre.com.br/cidadania/advogada-negra-e-algemada-durante-audiencia-em-duque-de-caxias/

 

MOTOTAXI KENA